Envie seu texto mapim53@yahoo.com.br

English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Caçada de Perdiz, Cachorro perdigueiro.

por José Márcio Castro Alves
A caça é antes de tudo um atavismo.

No caso dos sertões de São Paulo, com o passar dos anos, a caçada nos cerrados paulistas se transformaria em esporte, como nos moldes dos caçadores ingleses. Os veados Mateiro e Catingueiro eram os alvos e os motivos de muitos grupos de caçadores, assim como a pescaria. Sobre as caçadas de perdiz, o propósito era mais o júbilo e competição entre os caçadores, além da confraternização que as caçadas proporcionavam em ranchadas que duas ou mais semanas. A necessidade da perdiz como alimento era secundária, muito embora seja um prato bastante apreciado.


Armando Vicentini, filho de imigrantes italianos, foi um dos primeiros caçadores de Altinópolis a se aventurar pelos sertões de Mato Grosso e Goiás na primeira quadra do Século XX em caça à perdiz, ave do porte de uma galinha D’Angola distribuída pelos cerrados e caatingas de todo o Brasil. São lendárias as muitas histórias de bons cachorros perdigueiros que amarravam as perdizes camufladas nas moitas em aviso ao caçador. Ao sinal, o cachorro avançava e ave decolava em vôo retilíneo, facilitando o abate pelos exímios atiradores.

Armando Vecentini começou por levar os filhos Dirceu, Dicleu e Dairo a praticar o esporte. Após os anos 1940, eram famosas a turma dos caçadores que, a cada ano, faziam fama na pequena Altinópolis. Amigos e parentes agregavam-se na turma de caçadores, bem como os agricultores Nilton e Osmaldo Vicentini, Odamir, Edson, Edmar, os irmãos Crivelenti ( Dr. Alberto e o filho Albertinho, Élcio e Cláudio), Clarindo, Antonio e Paulino Viccari, Raul e Jair Osório de Oliveira, Totonho Raimundo de Assis, os irmãos Bendazzoli Paulo, Otávio e Américo, Arlindo Canassa, Cassiodoro Rechinho (o maior leiloeiro de Altinópolis), Hélio Barroso, Celso Barbosa, o japonês Arujiro Nagao, Wagner Ferrero, Edmilson e Nelson Lellis Marques, e muitos outros amigos.
No filme produzido pelo cinegrafista e fazendeiro Darcy Crivelenti Palma, em 1959, editado por José Márcio Castro Alves e narrado por um dos protagonistas, Dirceu Vicentini, um resgate emocionante de como eram as caçadas de perdiz, num tempo em que a palavra ecologia sequer existia. Vejam o vídeo.

19 comentários:

  1. Saudades...
    MEU PAI É AQUIDAUANA MS.FEZ MTAS CAÇADAS E ME RECORDO COM SAUDADES ...

    ResponderExcluir
  2. MEU PAI ERA DE AQUIDAUANA,MS E LEMBRO-ME COM SAUDADES DE SUAS CAÇADAS.SAUDADES VELHOS TEMPOS..

    ResponderExcluir
  3. Éhh, saudades de velhos tempos que não voltam mais,
    Cajuru/SP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que alegria , e , saudade ver estas imagens , venho de família de caçadores de perdiz . e a mais nobre das caçadas , só permite . bons atiradores . Mateus Leme MG

      Excluir
  4. os legisladores do nosso pais precisam criar leis, normas e regras, assim como exitem na pesca, para que possamos a volta aos velhos tempos dos nossos avos.

    ResponderExcluir
  5. Tantas coisas que são proibidas e pagando pode, porque não podemos gerar impostos e empregos e liberar a caça, pois somos até proibidos de criar as perdizes em cativeiro sendo que muitos animais considerados em estinção já foram recuperados em cativeiros , o que falta mesmo é governates e leis mais sensatas

    ResponderExcluir
  6. QUE SAUDADE DE MEU PAI...QUE DESDE PEQUENO ME LEVAVA PARA CAÇAR

    ResponderExcluir
  7. ADÃO SILIO DA SILVA /02 DE NOVEMBRO DE DE 2012 16:18 EU TAMBEM TENHO SAUDADE DE MEU PAI QUE ME LEVAVA PARA CAÇAR PERDIZ COM CACHORRO BEM ENSINADO SO FALTAVA FALAR, HOJE NÃO PODEMOS MAIS FALAR EM CAÇA?

    ResponderExcluir
  8. não se pode cacar não se pode criar mais pode desmatar usar veneno agrícola passar trator na época da desova as aves codornas perdizes como as nossas galinhas são bem parecidas e parentes por que não cacar e controlar a temporada gera capital e empregos vide o rio grande do sul.

    ResponderExcluir
  9. caçada de perdiz e amelhor das caçadas so vai os bons atiradores que saudades de jordania ,geniho ,jorge ,quiu, joao goiba ,dazim bunda larga,salvador,nadir fiqueiredo,saldoso lau dos anjos,bodinho,jucelio perninha,

    ResponderExcluir
  10. mim lembro do meu pai quando vinha de uma boa caçada com os seus amigos hoje não se pode caçar,mais pode desmatar usar veneno agrícola em grande escala destruindo toda a fauna sem fiscalização.

    ResponderExcluir
  11. O cheiro do mato, o trabalho do cão, a perdiz, o tiro, que maravilha uma caçada ...os amigos...

    ResponderExcluir
  12. O saudade de caçar perdiz com minha perdigueira maia !!

    ResponderExcluir
  13. aqui em pe nao podemos mas caçar mas us usineiros podem botar veneno nas plantaços de cana e mata todo tipo de miam que seve de alimentos para todo tipo de aves,

    ResponderExcluir
  14. aqui em pe nao podemos mas caçar mas us usineiros podem botar veneno nas plantaços de cana e mata todo tipo de miam que seve de alimentos para todo tipo de aves,

    ResponderExcluir
  15. Ola Amigos , estamos no Brasil, se voce tiver dinheiro e costas quentes por aqui, voce pode soltar 30 perdizes no centro de sao paulo, e sai atirando que nao da nada rsrsrs... claro que isso foi uma Metafora ne mas querem um exemplo de que o poder e o dinheiro compram tudo principalmente quando o assunto e meio ambiente procurem no youtube uma reportagem do JORNAL NACIONAL que fala de um "SAFARI" no pantanal onde o alvo eram as onças os caçadores pobres foram presos, mas a dona da fazenda que aparecia no video, comentando sobre a onça, e com um rifle em maos sequer foi autuada, o nome dela se nao me engano e Beatriz Rondom, biologa, conhecida por criar uma sociedade de proteçao as onças no pantanal rsrsrsr, tem base?

    ResponderExcluir
  16. Meu pai era um caçador de Perdiz e ficava olhando o momento do voo ate a queda coisa linda de se ver. Hoje sou caçador de perdiz e codornas.

    ResponderExcluir
  17. José Márcio, bom dia. Estive curtindo as postagens de seu ótimo Blog e fiquei interessado em lhe pedir autorização para publicar em meu livro, duas fotos dos Vicentini, pioneiros em caçadas em Altinópolis. Aguardo seu retorno e desde já agradeço.

    Adalberto Jordão da Silva
    Historiador - Belo Jardim-PE

    ResponderExcluir
  18. O perdigueiro é mesmo muito bom pra ajudar na caça, incrível de ver como ajudam e trabalham para realizar essa tarefa.
    Neste site eu andei lendo um monte de curiosidade sobre eles, vale a pena dar uma olhada.

    ResponderExcluir